quinta-feira, 30 de abril de 2009

SER FELIZ


Tenho vivido mais envolto com pescaria, viagens aqui pelo mar de minha região (Baia de Sepetiba e de Angra dos Reis) que outra coisa. Foi a forma que encontrei para tentar me distanciar de tantos problemas. Não que isso resolva nada mas é uma forma de fazer o que gosto e distrair um pouco a mente.

No mar tem sido possível reencontrar com uma parte de mim que estava meio esquecida, relegada. Meus valores estão se refazendo e mais ainda minha fé. Depois de tanta turbulência, hoje posso entender muita coisa que não se explicava. Olhar o infinito e saber que bem longe, do outro lado há vidas humanas, outras culturas, outros povos, problemas também, talvez até maiores que os nossos, já é suficiente para renovar a vontade de lutar e viver intensamente.

E por falar em viver intensamente, creio que esta é uma necessidade da qual não nos damos conta. A vida é curta e não sabemos aproveita-la. Urge que façamos todos os esforços para que possamos encontrar meios de sorrir mais, de gostar mais de nossos semelhantes, de entender que até nas divergências é possível encontrar um ponto de equilíbrio para o entendimento, de se alegrar.

Nossas necessidades acabam nos empurrando para um labirinto em que não encontramos meios para o que falei. Com isso, valores essenciais vão se esvaindo e perdemos contato com eles. É preciso busca-los de volta.

Não se trata apenas de rever conceitos após uma grande perda. Na verdade a perda proporciona isso e muito mais.

Embarcado e sentindo a brisa do mar tem sido possível encontrar muita coisa nova. Lugares onde a simplicidade ainda determina padrões de vida, gente humilde, gente rica, todos convivem em harmonia e a natureza se transforma num premio maior que tudo. Pra que mais?!...

Isso tem me aproximado mais de Deus, isso tem sido muito importante e creiam que em minhas orações não tenho esquecido de todos que vem aqui. Mas tudo isso serve também para dizer e recomendar sempre: sejam felizes, busquem isso!

Lembrete: Dia 2, completará um mês do falecimento de minha mãe e haverá a missa de 30º dia na Capela da Pequena Cruzada, na Lagoa, às 17 horas.

domingo, 26 de abril de 2009

AME!


Sai dor ar literalmente. Andei por aí, buscando acalmar o coração e a alma. É difícil! Entrei mar adentro (é onde me sinto mais perto de Deus) e ainda hoje estou assim, mas a vida não é só isso e tenho responsabilidades a cumprir e honrar e assim vou voltando, aos poucos, agradecendo o apoio de todos que foram tão importantes nessa fase complicada e doída de minha vida. Aqui encontrei manifestações que me auxiliaram muito e a cada um que enviou esses fluidos, mesmo não tendo se manifestado, fica meu agradecimento sincero.

Não comentei mais de BBB, apesar de achar que no fim deu o que já era esperado. Não acho que nenhum grupo possa se vangloriar de ter sido responsável pela vitória de ninguém. O que vale mesmo é o voto isolado. A caixa-preta do resultado jamais será aberta. Isso vale para todos os BBBs.

O que importa nessa quadra de minha vida é que ainda estou em processo de aprendizado. Isso é constante na vida e ficou muito evidente que devemos aproveitar cada segundo que temos com as pessoas que são importantes para nós, vivendo-os intensamente. Se você ama alguém, demonstre isso. Não tenha vergonha de dizer ¨Eu te amo!¨. Vale para todos.

Aliás, a cada dia que passa eu entendo mais e mais que o amor, que o bem querer deve ser nossa busca constante. Isso dá prazer, reconforta, revigora. Ame a vida, as pessoas, as coisas, mas ame! E aproveite muito isso!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

AL MARE


 
Posted by Picasa

segunda-feira, 6 de abril de 2009

ENY MARTUSCELLO Missa de 7º dia




Emidio Jorge Martuscello Coutinho, Emidio Jorge Martuscello Coutinho Filho, Giovanna Victória Kaptzki Martuscello Coutinho, Emyr Antonio Kaptzki Martuscello Coutinho, Rafael Rodrigues Padela, Márcia da Silva Kaptzki, Denise Martuscello Oliveira Lima, Filho, netos, nora e irmã da saudosa ENY MARTUSCELLO (27-11-1926), comunicam seu falecimento em 2 de abril do corrente e convidam para a Missa de 7º dia, que será realizada no dia 8-04-2009, quarta-feira, às 17 horas, na Capela da Pequena Cruzada, na Avenida Epitácio Pessoa, 4.866, na Lagoa.

-------------------------------------------------------------------------------------

Eu me sinto na obrigação de dizer algo a respeito da força que vocês tem. Me refiro a todos que acompanharam minha dor, ainda presente e que parece infinita, mas que foi abrandada em muitos momentos pelo que podia ler aqui. É justamente a essa força que dedico esse post, a força do pensamento positivo de cada um, a força do bem querer, a força da palavra, a força do bem.

Eu não tenho capacidade para descrever o significado de sentimentos tão significativos como dor e amor. E ambos convivem dentro de mim hoje, transformando minha vida num labirinto. Dor pela perda, pelo sentimento de ausência, pela impossibilidade de ter quem foi e sempre será o grande amor de minha vida. Sinto que a dor dói, dilacera, me arranca pedaços, mas o amor que sempre senti não deixou de estar presente e se multiplica pelo significado dela em minha vida.

Eu não deixei de acreditar em Deus, não perdi minha fé, continuando minha devoção a Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, porque sei que estiveram presentes em todos os momentos dessa luta. No entanto, eu sentia que ela não reagia como devia porque algo num nível maior que a nossa compreensão pode alcançar a chamava.

Me surpreende que os homens não dêem o devido valor a suas mães. E isso acontece numa grande proporção. Quem não é bom filho não está preparado para a vida corretamente. Isso me assusta porque mãe é algo sublime, intocável, inenarrável. Mãe é a expressão máxima do que se pode chamar de amor. Mãe ultrapassa qualquer clichê, sendo algo muito além.

Ontem falando com o Tors eu dizia de minha forma de ser realista, aberto, sem subterfúgios. Sou o que sou, movido a emoção, sangue italiano nas veias. Não consigo esconder nada, não sei mentir, não me permito falsidade. Aprendo a cada dia a respeitar e amar mais meus semelhantes e ao me deparar com a situação vivida, entendo que sigo pelo caminho certo.

Mas eu não poderia deixar de dizer a todos que ler os depoimentos aqui no blog foram muitas vezes o balsamo que me auxiliou para enfrentar dignamente a luta. Saber que existiam pessoas que jamais vi e que elas passavam essa energia positiva, orando, pedindo, pensando e desejando a recuperação dela, foi algo que em minha vida jamais esquecerei. Eu respeito muito vocês e todos estão em meu coração. Agora será a minha vez de orar e pedir a Deus que os proteja, que lhes ampare e leve felicidades a suas vidas. Vocês merecem!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

OBRIGADO A TODOS


Hoje infelizmente sepultei minha mãe em Barra do Piraí, terra natal, às 14 horas, na certeza de que ela está agora em paz, ao lado de Deus. Sentí a presença de todos que oraram, torceram, tenham certeza disso.

Obrigado de coração a todos. Estou sem palavras e precisando descansar. Um mês e dez dias de dor e sofrimento, angústia, esperança, enfim um vendaval de sentimentos.

Minha fé não se foi, ela continua firme. A grande certeza que tenho é que Deus achou que era a hora dela e tenho que saber que por mais que seja doloroso, ela está em paz agora.

Como filho único, como ser humano, busquei diuturnamente nessa fé que tenho a fôrça para encarar tudo isso e promover o melhor para ela. Espero não ter falhado.

Cada um que sabe reverenciar sua mãe merece de mim um respeito tão grande que nem sei como descrever e isso eu segui, isso eu busquei. Obrigado a quem me auxiliou com suas orações. Que Deus abençoe a todos.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Nascemos para sermos árvore.



De todos os símbolos que nós podemos nos comparar na Natureza a senhora absoluta é a árvore. A senhora que nós reverenciamos e quando não está ao alcance dos olhos nos sentimos inseguros, trememos de saudade e achamos que pisamos em um mundo sem vida. E neste deserto descobrimos que nós somos árvores, pois da senhora árvore recebemos amor e alimento.

Abraços carinhosos a você Manga e família.

De todas as árvores amigas que vocês fizeram aqui na internet.

Tors e Marta

quarta-feira, 1 de abril de 2009

SEM PALAVRAS


Meus amigos,

Uma enfermidade é o caos numa família. Mais ainda quando afeta alguém que significa tudo em nossa vida, como é o caso de minha mãe. Dói no fundo da alma e busco palavras, porém não encontro. Tive uma expectativa de melhora que não se consagrou. Ao contrário, hoje o quadro é gravíssimo e só mesmo a fé que tenho me deixa de pé.

Estou vivendo momentos de intensa turbulência e acompanhando um sofrimento que não sei como relatar. Peço desculpas a quem vem aqui em busca de um comentário a respeito do jogo BBB e encontra essa situação.

Sinto que não poderia deixar de relatar tudo isso porque gerei em algumas pessoas a expectativa que também tive de uma melhora, mas ela não ocorreu.

De qualquer forma, tenho recebido tantas demonstrações de carinho aqui e pelo e-mail que é minha obrigação retornar para deixar meu agradecimento a essas pessoas queridas e apenas afirmar que como homem de fé, creio em Deus e espero que ainda seja possível que o quadro venha a se reverter para salvar minha mãe.

O BBB está terminando e o que vejo é que as pessoas que mais se destacaram estão por lá. Que vença o melhor.