quinta-feira, 26 de abril de 2012

NA LAMA DA CENSURA


Vem agora a notícia de que Monique está negociando com a TV Globo para se tornar integrante do grupo de atrizes da emissora, fechando contrato em definitivo. O fato já foi confirmado pelo empresário dela e as negociações estão avançadas. Como foi com Jonas, a Globo parece querer investir mesmo em quem tenha condições de atuar, seguindo carreira e contrariando a vontade de alguns “medalhões”, tipo José Wilker que não acha legal o aproveitamento de ex-BBBs.

Monicão seria realmente uma excelente pedida. Ia dar baile em muita gente com seu jeitão despojado e a Globo não está errada não. Tem ator da Globo que está merecendo umas férias porque já cansou o público e não emplaca mais. O negócio é investir no novo, em gente que realmente queira dar mais importância a uma carreira.

Mas Monique é assunto de todas as formas e vem agora uma notícia de que o Ministério Público Federal deu entrada numa ação em São Paulo, visando estabelecer um “filtro” ético-moral no BBB, após o episódio que envolveu nossa musa com Daniel Echaniz, como uma forma de resguardar quem assiste o programa.

Fico me perguntando em que época estamos vivendo afinal de contas. Será que os padrões do BBB são diferentes dos programas de outras emissoras?; Estamos vivendo um tempo em que a censura tem que voltar e impedir que as manifestações de um programa como esses tenham que ser barradas até no pay-per-view?

Porque será que permitem que o programa tenha as imagens ao vivo liberadas e tenham que ser censuradas?‘Paga quem quer, assiste quem quer e esse “filtro” é uma aberração para quem compra e paga. Na TV aberta o programa sofre as edições de praxe e nem mesmo esse episódio tão badalado foi mostrado. Viu alguma coisa quem tinha o ppv.

Quando vejo que algum movimento tenta restabelecer qualquer forma de censura, fico me perguntando onde nosso país quer chegar restabelecendo formas de castrar o livre pensamento, o livre viver, o livre procedimento. As leis já existem para punir quem agir errado e basta recorrer a elas, sem nenhuma necessidade de prevenir a mostra inconsequente de procedimento de alguém. Senão para que existir a TV?

Que sociedade querem formar na medida em que o comportamento humano não pode ser mostrado, a verdade é barrada, os escândalos são escondidos?; A evolução desse comportamento pode ser acompanhada pela própria trajetória do BBB desde sua primeira edição. Aquilo que era um pecado no BBB 1, hoje é banalidade. A língua portuguesa evolui, incorporando até os vícios do povo como corretos, porque não sua forma de agir?

Lógico que não estou defendendo daqui que as mazelas sejam apresentadas como coisas normais. Não enlouqueci, mas restrições de mostrar a realidade foge ao padrão de desenvolvimento de uma sociedade. Esconder o que?; Porque?

Que tipo de povo querem aqui que não pode ser capaz de assistir a um reality show com tudo que realmente lá acontece?

Os equívocos de uma sociedade se estabelecem quando os padrões que querem lhe impor são duvidosos e denotam uma falsa realidade. Não somos um primor de exemplo de comportamento porque o que acompanhamos lá de cima são dos piores possíveis. Ninguém tem motivos para agir corretamente quando seus dirigentes estão se chafurdando na lama e ainda fazem chacota com o povo, utilizando-se de seus recursos para benefício próprio. Não fora isso e o Brasil seria outra nação, muito mais pujante.

Impor filtros de ética e moral na TV é resgatar a censura que castrou o Brasil durante décadas. Somos parte de uma geração que se criou com base na desinformação e deu no que deu. Hoje, libertos disso, infelizmente ainda temos quem propugne pela volta desse tempo. Perdão, mas o mínimo que podemos fazer e dizer que não se pode concordar com isso.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

FÃ NÃO, ADMIRADOR!


Eu já disse inúmeras vezes que não me considero fã de ninguém em matéria de BBB e até de outras coisas. Negócio de fã é chegado numa idolatria que eu sinceramente sou avesso. As pessoas podem ser alvo de admiração, respeito, mas daí a bajular, babar, não é comigo.

 No BBB 12 escolhi a opção de torcer por alguém de forma mais clara e assim foi até que resolvi não mais acompanhar o programa porque havia um cheiro de mofo, abandono, incompetência e outras coisas no ar.

 Monique Amin saiu quando deveria ser a ganhadora e ao sair, acompanhei tal acontecimento por inteiro. Fim de BBB para mim. Aqui fora previ um período de sucesso para a bela que todos chamavam de Monicão, estimulado pelo blog Cartas para Bial, que acabou se transformando numa referência. Ela vem justificando tudo isso com uma atenção enorme aos que apoiaram sua trajetória e continuam fazendo-o pelo twitter. Portanto não negou aquilo que se esperava dela.


 Monique conseguiu fãs. Há uma verdadeira legião que todos os dias fica de plantão acompanhando sua movimentação, esperando sua manifestação e acho que ela deve gerenciar isso de forma bem objetiva. Não pode deixar isso se perder. Aí reside o segrêdo de seus sucesso aqui fora.

 Eu, como já disse inúmeras vezes, não sou fã. Sou um grande admirador de uma mulher que se revelou grandiosa em todos os sentidos no BBB. Foi a flor que desabrochou de forma indelével, depois de ter sido atirada no lodo. Deu a rasteira fatal em todos quando provou que podia ser leal e ao mesmo tempo amiga de todos. Alegre, descontraída, verdadeiramente a única e grande atração de um BBB que foi marcado pelo marasmo e retrocesso.

 A Monique que saiu do BBB não é a mesma que hoje habita por aí. Mais confiante, mais senhora de sí, apoiada por uma legião, aprendeu que pode muito mais do que imaginava, ganhando o coração de tanta gente e mostrando ao povo que até o biotipo da mulher brasileira hoje não precisa mais ser tão rígido para encantar e mostrar-se belo. Aquela mulher que no BBB reclamava de ter que vestir roupas horríveis que a produção impingia, hoje mostra aqui fora que é um furor com os modelos que passou a usar. Fez algumas correções estéticas que nem eram necessárias porque Monique para seu povo, do jeito que vier é aceita e aplaudida.

 A Playboy parece que achou por bem de fazer-lhe alguma proposta ridícula. Foi devidamente chutada e se quiser ter Monicão em suas páginas vai ter que rechear a bolsa da musa. E o público que aguarda isso vai fazer a revista vender como nunca, mas quem precisa de um tempo para acordar para essa realidade é a editora e não a modelo. A situação se inverteu.

 Hoje é dia de São Jorge e como devoto me sinto orgulhoso, reverenciando aquele que me protege, que me dá forças, que me guia. De onde vierem os golpes ele não deixa que me atinjam porque estou vestido com as armas de São Jorge. Salve Jorge da Capadócia!!!

Eu sou o Manga, na verdade Emidio JORGE!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

MUDANÇAS NO BBB?


Algo anda querendo acontecer no BBB e a manifestação de Pedro Bial de que não que mais apresentar o programa é positiva no aspecto de reconehcer a necessidade urgente de uma mudança radical.Bial tem mais é que sair mesmo e buscar novos rumos para sua carreira. Como ele o Diretor Boninho, já carcomido pelo próprio BBB e por suas implicações, variações, vícios, etc.

O público não pode continuar pagando o preço de termos a frente do programa alguém com idéias que estão ultrapassadas, com a visão de que suas escolhas estão adequadas e na verdade, em maioria, não estão. Boninho e Bial tem mais é que enfiar a viola no saco e nos livrar de aturar cowboys, galos, jumentos e afins.

Quem estiver satisfeito com os moldes atuais do BBB não deve ter reparado bem o que anda acontecendo porque a mesmice tomou conta de tudo e desta feita o que se viu foi a audiência ir descendo de tal modo e sem motivar quem assistia, enquanto a direção do programa permanecia estática e o apresentador mostrava-se enfadonho, triste, moribundo. Era prá rir mesmo.

Buscar graça onde não havia, fazer chorar onde era prá rir. Assim foi o BBB 12. Eu confesso que em determinado ponto desisti e parei. Depois de tantos anos acompanhando, ver a vergonha que foi promovida me afastou e a única coisa que restou foi ficar torcendo por Monique até que ela saísse e aqui fora passasse a desejar que sua vida se encaminhe para realizar seus sonhos.

Como eu uma verdadeira legião de pessoas que querem bem a essa participante que foi a protagonista do BBB 12 e que carregou em suas costas tudo e todos.

É lógico que entendo as implicações que existem no que tange ao trabalho do Bial para apresentar o programa e que fogem a sua responsabilidade as besteiras que fazem por lá. Mas ele próprio já não deve estar se sentindo bem em conduzir um programa que não se renova, não se destrava dos elos de compromissos desconhecidos que se refletem na escolha de alguns participantes tão ridículos.

Ao fim parece que o Bial está apresentando o festival da criança do patrão. Os amiguinhos dos filhos da direção foram convidados e vamos ter que deixá-los fazendo bagunça. Parece piada mesmo. Este tem sido o BBB mas já encheu o saco acompanhar isso e ver que as cartas já vem de certa forma marcadas. É realmente preciso dar um basta.

O próximo terá dez participantes. Será que o tempo será menor?; a bem da verdade pouco importa. O que vale mesmo é que seja livre de interferências e que possa fluir sem alguém que queira aparecer tanto quanto quem está disputando o prêmio.

domingo, 15 de abril de 2012

PORQUE ANDEI SUMIDO




Algumas pessoas acompanharam aqui o drama que vivi com a morte de minha mãe e a profunda dor que sinto pela sua perda. Isso foi em 2009 e foram momentos de angústia, apreensão e o final não foi o esperado porque a gente se apega as chances que a medicina nos oferece para que nossos ente-queridos sejam salvos. Mas quis a vida que o raio caísse duas vezes no mesmo lugar, da mesma forma.

Minha Madrinha e Tia Denise veio para minha casa porque ia sofrer uma cirurgia na segunda-feira e eu ia levá-la ao Hospital hoje para ser internada. Na sexta-feira, por volta das 6 da manhã, minha prima Bia, sua filha, ia chegar da França para acompanhar o procedimento e íamos buscá-la no Aeroporto do Galeão.

Eram 3:45hs quando meu filho me acordou dizendo que minha tia estava passando mal e saí feito louco para levá-la ao Hospital. Minha prima eu informaria pelo telefone que deveria pegar um taxi assim que desembarcasse, como efetivamente ocorreu e ir direto para o Hospital.

De minha casa ao Hospital eu voei a mais de 200Km. por hora. No entanto, o atendimento foi feito na emergência e alí mesmo acompanhei o momento que queria evitar a todo custo. Parecia a repetição de tudo que vivi com minha mãe, apenas com a diferença que minha tia não ficou internada vários dias porque o desenlace ocorreu em seguida.

Os momentos que antecederam a tudo foram idênticos e daí ter concluído que tudo estava realmente escrito. Tinha que ser assim, da mesma forma, com as duas irmãs que agora repousam juntinhas.

Minha prima veio se juntar a mim no Hospital mas não lhe foi possível chegar a tempo. Uma lástima porque as duas passavam os dias em contato, falando por telefone a cada instante, com com 4, 5, 6 ou até mais ligações por telefone, diáriamente.

Fiquei afastado da net por isso. Não pude mais estar presente por aqui.

Chego apenas a conclusões óbvias de que devemos aproveitar a vida com toda intensidade que for possível, que não devemos deixar de dizer o que pensamos, o que sentimos, que é preciso ter alegria, como era o caso de minha tia. Seus exemplos são realmente divinos porque era uma pessoa de bem com a vida.

Tudo acontece em questão de instantes, nossa vida é um fio intangível que se desfaz de forma imperceptível e muitas vezes sem possibilidade de manutenção. A vontade de Deus se manifesta e diante disso não há o que discutir, a não ser que devemos estar sempre curvados a isso.

Tenho certeza de que sua alma está em paz, sob a proteção divina.

A verdade é que somos pó e a ele voltaremos e assim o que temos que fazer é viver intensamente, buscando justiça, paz, harmonia, amando e sabendo que nossos desígnios são aqueles que Deus determinar.

Peço perdão por estar levando a meus amigos este post que reflete a tristeza que tenho de estar vivendo momento de dor, mas na certeza de que até assim é possível enviar uma mensagem de que é na fé, no amor ao próximo, na busca do bem que devemos pautar nossa conduta. Ela foi assim e por isso serviu de exemplo e receberá agora as recompensas dos céus.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

MONICÃO VEM AÍ!


Tive hoje um contato com a Claudia Amin, mãe da Monique e ela fez um resumo dos acontecimentos, relatando um pouco o que foi o processo que levou a grande protagonista do BBB 12 a fazer lipo, cirurgia de alguns ítens, que ela já tinha anunciado antes. Aproveitou e fez.




O resultado é que Monique está em estado de franca recuperação e a própria Claudia diz que ela deve vir em seguida para o Rio, onde pretende morar e até se fixar, isto no caso de tudo que espera aconteça. Do contrário retornará a Porto Alegre para reingressar na Faculdade e terminar seus estudos.

A atenção de Claudia e de Monique com as pessoas é surpreendente na medida em que a gente vê uma esmagadora maioria de ex-participantes achando que são a cereja do bolo de Madagascar e não querem dar confiança a ninguém. No caso de Monique e sua família isso é expontâneo, livre, sem embargos, sem conversa fiada.

Hoje a própria Monique mandou uma twittada e mandei-lhe uma série de perguntas que pretendo transformar numa entrevista para o Teleblog, com o intuito de esclarecer aos leitores e todos aqueles que gostam e admiram Monicão. Mas servirá também para esclarecer até aqueles que são reticentes e insistem em mostrar suas garras contra alguém que não fez mal a ninguém e que foi amiga de todos no programa, sem esconder suas posições, sendo leal, verdadeira e autêntica.

Estou aguardando as respostas que Monicão dará e tenho cdrteza que muita coisa será esclarecida.

Meu abraço a todos

terça-feira, 10 de abril de 2012

MONICÃO SEMPRE ATENTA


Olha só: tem muito tempo já que não converso com Monique. No entanto, após o post de ontem, ela me manda uma twitada agradecendo pelo que eu disse e de certa forma entendi que minhas deduções aqui feitas eram corretas, senão ela nem se manifestaria. Monicão é uma Diva do BBB como poucas. Atenta a tudo e a todos, ela não deixa escapar o que gravita em volta de sí e isso é crucial para quem quer ter um futuro nesse meio.

Sempre disposta a interagir com seus seguidores, com aqueles que lhe dedicam carinho e atenção, a Monique Amin que se viu no BBB, aqui fora acabou se revelando uma pessoa extremamente generosa, compreensiva e que se pudesse estaria carregando todos que lhe querem bem no colo. O mais engraçado é que não vejo esses outros ex-participantes do BBB agindo assim. Tem uns que parecem que engoliram o rei, botaram na barriga e não querem cagar o bicho de jeito nenhum.

Me assusta ver que a soberba é uma parte integrante do ego de alguns ex-BBBs que saem da casa pensando que são artistas de expressão e que não precisam dar atenção a ninguém. Não demora e estão por aí mendigando espaços numa rede de TV com traços de audiência porque as principais nem querem proximidade com eles.

Vejo falar muito no sucesso de Grazi Massafera. Como uma BBB se transformou numa figura tão destacada e capaz de ser nomeada estrela global. É muito, mas muito fácil o diagnóstico: HUMILDADE! Sim, essa palavra mágica, quando vem composta com atitudes que a justificam se transforma na varinha de condão que abre qualquer porta, capta os olhares, as atenções e faz as oportunidades surgirem. Grazi foi assim o tempo todo e ainda é.

É justamente assim que quero sempre poder estar falando aqui de Monique Amin, que até aqui não decepcionou aqueles que torciam por ela e já vem conquistando os demais. Sua preocupação com as pessoas, sua atenção com elas, vem cativando a todos e isso há de fazê-la crescer cada vez mais e tornar sua presença nesse cenário sempre necessária. Respeitar e cativar quem lhe quer bem não custa nada e só traz benefícios, servindo de exemplo para que as pessoas enxerguem quem você verdadeiramente é.

Aquela mulher que falou que não queria papo com os “ursinhos de merda” existe e foi de uma felicidade gritante naquele momento, porque onde está quem não tenha se exasperado em algum momento soltando uma pérola dessas?; Naquele momento não havia ursinho que a fizesse deixar de ser quem é. Autenticidade gente boa!; Logo depois lá estava a Monique gente fina, brincando, rindo, fazendo a alegria de todos e seria capaz de levar os “ursinhos de merda” no colo.

Mais legal ainda é saber que alguma revista cujo nome nem vou citar mais quer ver Monicão mostrando seus atributos e já mandou sua oferta. Claro que deve ter mandado uma miséria, sem levar em conta que a mulher com mais respaldo para estar em suas páginas é grande sob todos os aspectos e seu cachê não pode ser comparado ao de quem sai por aí anunciando besteiras. Monique se fechasse um contrato desses não ia sair tratando desse assunto publicamente. Ah...Eu quero muito ver Monicão peladona nas páginas da revista mas faço campanha contra se ela aceitar a miséria que oferecem como tem acontecido por aí afora. Monique vale uma fortuna e devolverá em vendas cada centavo empregue, dando lucro e muito.

O mais legal disso tudo é que Monique reuniu aqui fora uma legião de amigos que acabam se transformando numa família. Os ideais de ver ela brilhando são compartilhados por todos e a cada dia essa galera só aumenta, dando a impressão muitas vezes que o BBB continua e que ela ainda está lá dentro. As pessoas querem proteger Monique, querem ver ela brilhando sempre.

E é justamente isso que deve ser cultivado por todos e também por ela. Monique tem aqui fora o respaldo que não sabia possuir. O povo gosta dela, admira sua alegria, sua forma simples, sua maneira de dar atenção, seu linguajar simples, suas gargalhadas cativantes. Vai Monicão, vai fundo mesmo que estarei daqui sempre aplaudindo.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

PÓS-BBB E SUAS MARCAS


Todo ano é a mesma coisa e o pós-BBB se revela como decepcionante para alguns daqueles que pretendiam ver seus preferidos tomarem determinados rumos que não se configuraram. Yuri e Laisa são um exemplo clássico disso e o que se revelou como possível casal, se desfez tão rapidamente quanto se iniciou. Aliás, uma situação bem previsível pela diferença de pensamentos e atitudes diante da vida.

O que me agrada nisso é ver que Monique se afastou um pouco desse foco de Rio e São Paulo e foi curtir sua família, sua terra, mesmo sabendo que de todos os participantes é, sem nenhuma dúvida, a que mais tem repercussão aqui fora, a que mais agita o twitter, a que mais chama atenção.

Ao distanciar-se inclusive da possibilidade de fechar com a Playboy ela não entrou no caminho traçado por quem quer se valorizar além da conta e que sai espalhando por aí mentiras e inventando que receberá cachês astronômicos para posar nua. O resultado disso nunca é o esperado e acaba caindo em desgraça, como vem acontecendo.

Monique deve ter recebido a proposta sim, mas não aceitou e distanciou-se do assunto, no que fez o mais certo. Se quiserem vão ter que chegar naquilo que ela estabeleceu senão perderão a chance de ter a BBB de maior possibilidade nas páginas da revista.

Por outro lado me assusta ver que os quatro primeiros colocados no BBB não conseguem empolgar o público aqui fora. Quando focalizados na mídia a coisa não vai além daqueles que tem mesmo 5 minutos de fama. No Faustão ontém foi até triste ver que não havia empolgação com as quatro figuras. Nem mesmo as perguntas comuns na saída de qualquer BBB foram feitas e isso deu o tom da repercussão que causam.

Na verdade eu desejo muito sucesso para todos, indistintamente. O jogo acabou, o resultado foi proferido e aqui fora é outro papo, mas lamento que a gente tenha que constatar que nunca o termo “celebridade instantânea” tenha sido tão apropriado quanto para os quatro finalistas. Isso demonstra que tirando Monique e mais uns dois, o BBB 12 merece o esquecimento total.

Lembro de algumas edições em que o pós BBB era acompanhado de tal forma que durante o ano inteiro a vida dos participantes motivou a existência de inúmeros blogs e sustentou muitos textos durante o ano inteiro. Hoje, salvo esses remanescentes que realmente o público abraçou aqui fora, os demais já tem garantido o ostracismo de forma avançada e inexorável.

É realmente complicado manter-se de pé, motivando matérias, repercutindo. A rainha disso chama-se Fani Pacheco, que saiu do BBB e ganhou a internet, as revistas, os jornais e a própria TV e de lá não sai. Outras seguem seu rastro, mas são poucas e creio mesmo que do BBB 12 vamos ter que nos acostumar com Monique, talvez Laisa e não sei quem mais.

De qualquer forma, ficam meus votos de que todos tenham sucesso, que consigam alcançar e realizar seus sonhos, mas o mais importante é que possa a Globo ver que a situação chegou a tal ponto que é necessária uma reformulação no programa, como já disse aqui várias vezes. Se isso acontecer será possível acompanhar novamente, do contrário servirá apenas para constatar o declínio absoluto.

Observação: A mídia hoje revelou que Yuri foi a Porto Alegre e o casal reatou, mas alguém é capaz de garantir que ficarão juntos mesmo?

domingo, 8 de abril de 2012

QUEM SOU EU?


Quem sou eu diante de Deus que lhe possa pedir algo?;
Quem sou eu ao observar que com sua obra divina, possa me sentir no direito de querer mais do que já tenho?;
Quem sou para ir além daquilo que ele já proporcionou a todos nós e achar que é possível mais um pouco?;
Como observar o céu, a terra, o mar e entender que é possível ir além?;
Vendo o olhar de meus semelhantes, as dádivas recebidas, posso ainda entender que é pouco?;
Mas se somos feitos a imagem e semelhança de Deus, não me é permitido pedir algo?
Diante de tamanha obra será que render-me com humildade e respeito, além de fé, para sonhar com um pouquinho mais é algo tão errado de minha parte?;
Porque tantas perguntas se a resposta é simples?;
Pois o meu sonho é que esse dia, na Páscoa, dia da ressurreição, seja de paz, alegria e que as mazelas do mundo tenham fim. Que as injustiças não prevaleçam, que a saúde seja restituída aos que sofrem, que a fome abandone os lares, que os anseios de todos possam se materializar com o mínimo que garanta dignidade e honradez a raça humana.
O meu pedido é de que nesse dia, a celebração da Páscoa, traga uma nova esperança para a humanidade e que Jesus se revele para os descrentes, abençoando a vida de todos. Era isso o que queria pedir e acrescento que creio!
É só!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

A DUPLA DO NADA


Alguém veio me pedir que falasse alguma coisa do que vi no BBB da atuação de João Maurício no programa e fizesse uma análise porque haviam pessoas endeusando alguém que nem mesmo deveria ter entrado num programa como o BBB. Respondi imediatamente que seria impossível tamanha a inexpressividade do jogador JM.

Esse rapaz entrou no BBB talvez muito mais por uma gozação do diretor do que por outro motivo. Era previsível que saísse o mais rápido possível porque sua figura era o extrato do chato. Aquele tipo de pessoa que faz um discurso enfadonho para não explicar nada e espalhar uma rodinha com a maior eficiência, como efetivamente acontecia.

Tanto quanto ele, Fael joga exatamente no mesmo time. São muito bons falando entre sí de boi e cavalo. Para um BBB é levar ao extremo a presença dessas duas enormes expressões do meio rural.

Sinceramente que não consigo extrair de ambos nada que possa estratificar o tamanho da chatura que foi aturá-los na tela da TV. Jamais na história do BBB algo tão enfadonho, sofrível, sem nenhum sentido foi tão sacrificante do que acompanhar um programa com essa dupla do novilho desgarrado.

Para um leve cumprimento, um ôba-ôba momentâneo eu acredito que aqui fora seja possível aos demais BBBs aturarem essas figuraças, mas se passar de cinco minutos já será uma agonia enorme ter que voltar a suportar.

Esse saldo o BBB deixa como o retrato do que foram as escolhas do Boninho. Tudo bem que Fael ganhou. Espero que ele compre com seu dinheiro todas as boiadas que puder e fique com elas por lá, sem impingir na TV sua figura que certamente será explorada agora e dificilmente retornará. O mesmo com o “Pastor do Nada” J.Maurício.

Suponho que este último teria uma vaga garantida ao lado de Edir Macedo ou o Bispo Waldomiro. Talvez mais com este último que é pecuarista e teriam conversas intermináveis sobre a boiada, fazendas, etc. De quebra faria uns cultos na igreja para que tudo fique bem arranjado.

Se é esse estilo de BBB que projetam para o futuro, com figuras que todos pensavam já terem sido banidas na escolha de participantes é melhor ir ao Rodeio de Barretos e passar a semana por lá do que ficar acompanhando um jogo que nada tem com boi, cavalo, chapelão, fala de matuto. Talvez possa ter algo com chapeleta, edredon, pocpoc, mas nunca com essas figurinhas da guarania compassada e do portunhol de fronteira.

Nada contra Fael e J.Maurício, mas eles lá na terra deles e o BBB transcorrendo com aquilo que o povo quer ver, sem o marasmo, o bom mocismo forçado, o discurso de furar os ouvidos para não dizer nada, tal qual os políticos do interior que predominam no país e são responsáveis pelos escândalos que assistimos.

Realmente é muito complicado falar de quem nada fez, nada mostrou, nada produziu no jogo. Aliás o BBB 12 foi um exemplo característico de como ganhar sem ter feito absolutamente nada. Simples assim.

terça-feira, 3 de abril de 2012

NA SOMBRA DE MONICÃO


Vendo o desfile de Monique e Jonas no Rio Grande do Sul, onde foram lançar os novos uniformes do Grêmio, timo do qual Monique é entusiasta torcedora, me veio a cabeça uma situação que bem demonstra o que significa o pós-BBB para os participantes e principalmente para ela que foi tão criticada: quem estaria usando a imagem de quem neste evento para faturar?

Ninguém mais que Monique declarou tanto seu amor ao Grêmio, suas amizades no clube, chegando ao ponto de ser taxada de “Maria Chuteira” por muitas pessoas. Ao ser chamada para o lançamento dos novos uniformes, dividiu com Jonas essa honraria e fez um enorme sucesso em terras gaúchas.

No meu ver, Jonas foi nessa, literalmente na carona e convenhamos que para alguém que havia reclamado tanto de sua imagem estar sendo “arranhada” por Monique esta é uma situação meio insólita. O “Mister” como era chamado no programa, acabou faturando uns caraminguás ao lado exatamente daquela de quem reclamara e que foi tão achincalhada por familiar do rapaz.

Lógico que no pós-BBB as coisas são vistas já de outra maneira e o fogo da repercussão do momento que viviam já passou. Agora o que vale é a vida aqui fora, mas fica claro que Monique levou o “Mister” na sua sombra para essa “paradinha”.

Interessante é a repercussão da trajetória de Monique nesse pós-BBB, onde fica cada vez mais claro que por onde passa, por onde anda, arrebata as pessoas, é assediada pelo público com carinho e não se furta a atender a todos, vivendo uma experiência nova que tem sido de tanta importância para alguém que reclamava com baixa estima.

A Monique de hoje é bem diferente daquela que saiu do BBB. O que ela encontrou aqui fora foi, como disse muito antes, um mundo novo, uma vida nova. O carinho do público, as demonstrações de apreço que lhe são dedicadas estão sedimentando uma possibilidade bem grande de ascensão para ela que pode resultar num bom contrato, numa possível estabilidade, mas acima de tudo por sua competência em saber lidar com essa repercussão e continuar a ser a mesma pessoa que todos viram no BBB.

Muitos que já viveram isso se perderam na trajetória, porque se deixaram levar pela soberba e o grande risco para qualquer BBB reside aí. Quem permaneceu pode atestar isso. Fani é um exemplo claro de que sendo humilde, simples, mantendo sua essência, é possível sim seguir em frente e conquistar novos horizontes.

Laisa e Yuri também tem boas possibilidades de alcançar algum sucesso com a publicidade, mesmo que não sejam tão liberais no trato com as pessoas, mas criaram a imagem de casal e isso pode render frutos. Tem apenas que saber administrar isso, lidando melhor com o público.

domingo, 1 de abril de 2012

ESQUENTANDO CORAÇÕES


Eu não consigo entender a TV brasileira. Enquanto se arrasta claudicando na audiência algo tão decadente e enfadonho como o tal “Domingão do Faustão”, a Globo descarta um programa como o “Esquenta”, apresentado por Regina Casé, que sai do ar inexplicavelmente para só voltar em junho. Se estivesse no lugar do ex-gordo, o “Esquenta” certamente estaria estourando em números e apavorando a concorrência.

Regina Casé conseguiu fazer uma salada cultural com forte cheiro de povo, com a evidência que podemos buscar nos recônditos expressões artísticas de valor, mostrando ao Brasil e ao mundo que a nossa cara não é a que tentam maquiar nas novelas. No “Esquenta” está o retrato de nossa gente ao vivo e a cores, dando vazão a capacidade que o brasileiro comum tem de produzir culturalmente.

Tudo isso só prova o que tenho dito constantemente que somos um país hipócrita, que vira as costas para a realidade que temos. Não adianta querer mostrar a realidade do Rio de Janeiro focalizando tão somente o que acontece nos condomínios da Zona Sul. Essa realidade não retrata o que somos. O Rio tem, infelizmente, uma multidão segregada nas favelas, nas comunidades de baixa renda, onde também existem e convivem o bem e o mal, igualzinho na nata da sociedade.

Lá nos guetos há também aqueles que tem o dom de cantar, de tocar algum instrumento, de produzir textos, de pintar e vai por aí afora. Resta apenas dar a estes uma oportunidade de mostrar esse talento. O “Esquenta” da Regina Casé serve como ponte para mostrar tudo isso e quando se consolida como um programa respeitável, vai lá algum ser de outra galáxia e dita a norma que tem que sair do ar porque o Brasil precisa continuar a ser hipócrita.

Tal qual esse fracassado BBB que assistimos, o “Esquenta” é mais uma demonstração dos erros que são cometidos por quem quer impor aquilo que temos que ver na TV. E convenhamos que depois de tantos anos continuar a ver a figura desse Faustão nas tardes de domingo é um suplício que atormenta quem tem TV aberta somente e não pode pagar TV a cabo, Sky ou assemelhadas.

Quando vi hoje que o “esquenta” estava se despedindo com o mote de enaltecer a figura do amigo e que só voltará em junho para focalizar as festas da época acabei entendendo o quanto é absurda a covardia que é praticada contra quem assiste TV e transforma isso no seu programa preferido de domingo.

O povo vive um pouco da emoção. Isso movimenta, traz esperança, embala os sonhos de quem luta diuturnamente. Todos querem um pouquinho desse doce sabor de magia que a realidade do nosso quotidiano pode gerar em termos de alegria, competência. E retirar o “Esquenta” do ar foi como tirar das mãos de uma criança a bala que ela quis ganhar durante a semana inteira e conseguiu.

Quem faz a nossa TV precisa acordar um pouco para a realidade do país em que vive. Falsidade pouca para essa gente parece ser bobagem. Eles querem mostrar os salões luxuosos que a maioria esmagadora do povo não vê e não consegue chegar lá. Eles querem mostrar o enredos inebriantes em programas de alto luxo quando nossa cultura verdadeiro é da pinga com um tira gosto na barraca da esquina. Um chopp ou uma cervejinha já é quase um luxo, principalmente por sabermos que os impostos contidos nessas bebidas são tão escorchantes quanto os dos cigarros. É quase tudo para o governo e saindo de nossos bolsos.

Por isso que acho que precisamos ser mais realistas e verdadeiros com a nossa gente. O “Esquenta” mostra um pouco disso com alegria e faz desse povo humilde as estrelas que normalmente eles não querem mostrar. Isso “Esquenta” um pouquinho mais o coração da nossa gente porque alí está a realidade que vemos nas esquinas, nos bairros, diferente daquilo que tentam nos mostrar.

Mais uma vez a vergonha da TV brasileira aberta se faz sentir, se materializa com o primor de uma decisão de algum executivo empertigado, que do alto de seu poder global é capaz de perpetrar mais uma covardia contra seu próprio público. Tirar do ar o “Esquenta” é tirar um pouco da emoção que embala nossa gente. Uma banana para esse trouxa, de preferencia podre.