quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PAUSA CONTRA O ÓDIO



       Como tenho dito, o BBB 13 ganhou características de vingança, ódio, perseguição e o paredão de hoje foi, de longe o mais triste já visto. Saiu o Dhomini e saiu convicto de seus ideais, de sua fé, de sua maneira de ser, como um homem deve ser. Se sempre admirei esse cara, mais uma vez ele não decepcionou e sai levando consigo a chancela de maior BBB que o programa teve até hoje. Alvo de uma campanha feroz, Dhomini pode até ter antecipado as coisas para se desvencilhar de uma covardia que o atingiu e que não fazia sentido prosperar.

Dhomini não permitiu que sua fé fosse abalada por covardes que buscaram de toda forma atingi-lo e ainda assim, ao sair mostrou como um campeão, um ser de fé deve agir com seus oponentes. Pediu a proteção de Deus para todos e partiu sem maricagens ao encontro dos seus, aqueles que verdadeiramente importam.

Deixou exposto para quem quiser a fragilidade dos que ficam, enaltecendo Maróca por seu posicionamento destemido, que mostrou ter voltado ao BBB revigorada, mais madura e equilibrada, pronta para alçar vôos mais altos. Maróca, a bem da verdade foi atirada em uma luta que não provocou, que era injusta e que só serviu para despir diante do público os que são desprovidos genéricamente.

Com a saída de Dhomini, o Teleblog dá uma pausa, mesmo porque até mesmo alguns que se envolvem em blogs que tratam do assunto, sentiram-se no direito de atacar quem torcia pelo Dhomini e não respeitaram a dignidade alheia, achando que são donos da verdade e capazes de dominar o público, a net, tudo. Aos que pensam assim, meu pesar por não vislumbrar tanto sucesso para quem trilha por esses caminhos, principalmente porque não respeitam os semelhantes. 

Pausa porque depois de tantos anos, fazendo analogia com Ruy Barbosa, “de tanto ver triunfarem as nulidades”, juro que é cansativo promover comentários que possam gerar discussões saudáveis. Hoje o que mais impera é o ódio, a disputa é de egos inflados e confesso que já passei do tempo em que estabelecer polêmica com covardes era engraçado.

Hoje, depois de ver o triunfo da perseguição, da baixeza de argumentos, da sanha furiosa de quem não merece atenção, prefiro um afastamento que pode ser temporário ou até definitivo, dependendo do rumo dos acontecimentos que virão. Não pela vitória da Maróca que é digna e honrada mas pelo significado da expressão do entorno disso tudo. 

Perdeu a essência o BBB, distanciando-se de seu equilíbrio e dando ênfase ao antagonismo pelo ódio, pela desfaçatez de jogadores sem compromisso com o público e de torcedores doentios, influenciáveis pelo nada e que preferem endeusar a baixaria.

Tratam alguns da possibilidade de um retorno de jogadores que sairam. Se Dhomini retornar, com ele poderei voltar a comentar o programa, mas no momento, o blog deve pausar, deixando que alguns necessitados possam usufruir da possibilidade de agredir, perseguir, odiar e achar que conduzem a massa. Estarei apenas assistindo a isso tudo, comentando vez por outra no twitter.

Perderam enfim a chance de um BBB com jogo articulado, sem fugas, com estratégias concretas, na busca de 1,5 milhão. Fica um bando de gente sem articulação, sem rumo definido e achando que está no play, enquanto outros pensam estar num motel gozando de férias forçadas.

Meus sinceros sentimentos pela perda de uma grande oportunidade de ver um BBB com as reais características que motivaram a idéia inicial do programa, que até hoje foram encarnadas com todas suas propriedades pelo jogador hoje expurgado. Nenhum se aproximou dele e vejo poucas chances que algum consiga. Sai como lenda viva e de cabeça erguida, principalmente diante de quem encarnou o papel de seu algoz. Por absoluta solidariedade e por verificar que ódio e perseguição não fazem parte de minha concepção de vida, faço a pausa no blog.

Enquanto não se retoma os padrões de jogadores de BBB e torcida que sejam condizentes com uma disputa leal, fica meu abraço a quem sempre acreditou neste velho escriba, acompanhando e dispensando seu precioso tempo a leitura de meus devaneios.

Abraços sinceros e respeitosos!

 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

BBB DE COVARDES?



       Hoje acontece o paredão em que Dhomini pode deixar o BBB. Seus detratores estão todos inseguros, tremendo, temerosos de que o público entenda que ele deva ficar e faça uma revolução no jogo. O complô que fizeram para tirá-lo da casa funcionou e aqui fora ganhou projeção por causa da acusação de ter tirado os dentes de um cachorro, o que não passou de uma bravata, devidamente apurada pela Polícia de Goiás e já com pedido de arquivamento, porque na verdade nunca aconteceu.

Acusações de todo tipo foram feitas ao Dhomini. Uma perseguição enorme se agigantou e ganhou contornos odiosos. Fiquei daqui me perguntando se as pessoas que o atacaram não seriam tão sanguinárias quanto alguém que pudesse arrancar dentes de um animal. A conclusão para mim foi que lógicamente todos tem instinto bem parecido com alguém capaz de fazer mal a um animal, tamanha sanha que se armou.

Se Dhomini sair quem perde é o BBB, o jogo. Ficam um monte de novatos sem expressão para ganhar e alguns antigos que poderiam render mas estão dominados pelo medo de um jogador e acabaram sucumbindo. Não jogam e não querem jogar. O jogo da discórdia de ontém foi um exemplo clássico de como fogem disso. Parecia brincadeirinha de criança mesmo.

Saindo Anamara, perde também o BBB porque ela foi vítima de uma estratégia de fuga de um líder medroso e sem estrutura que não acredita em sí mesmo. Enfim, estamos assistindo um BBB de covardes, de maricas que fogem do jogo, que fogem de tudo e até de sí mesmos.

Hoje perde o jogo pelo menos 50 por cento da capacidade de alegria que podia existir no limiar da disputa. Ou perde mais de 80 por cento do que poderia significar o resgate da essência da criação do programa porque ficam os fujões, os menos aquinhoados pela coragem de ir em busca daquilo que se propuseram buscar.

Diriam alguns que sendo assim a jogada de colocar Dhomini e Anamara então foi bem armada. Respondo com todas as letras que foi a jogada de um cagão, medroso e nunca de um jogador efetivamente. 

Se algum recado do Boninho pode ter sentido, creio que o tal vai e vém pode trazer de volta ao jogo quem sair hoje e acho que isso vai causar uma reviravolta quando acontecer. Qualquer dos dois que voltarem depois pode fazer tremer as estruturas dos covardes que ficam. Se for assim, o BBB fica parecido com Zorra Total e ver alguns desses se borrando será realmente engraçado. 

Torço muito pelo Dhomini, mas gostaria que Anamara voltasse porque o tal Ivan ficaria com o dele na reta e talvez passasse a dobrar mais a munhéca do que tem feito quando anda pelos caminhos tortuosos da casa.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PERSEGUINDO DHOMINI



        Estive lendo umas tuitadas do meu velho amigo Tors, dinossauro do BBB aqui na net e sua visão tem ampla razão: quem está contra o Dhomini e quer tirá-lo do programa, na verdade deve ser aliado de Eliéser e me faz rir essa situação porque revela como retrocederam os que gostam de BBB, deixando de evoluir após tantos anos sendo alertados para que dessem um pouco mais de atenção ao jogo que é proposto e continuam dando visibilidade e apoio apenas a pessoas sem visão, desprovidas de conteúdo.

Ver que Dhomini com seu jeito de ser causa tanto alvoroço me assusta porque as pessoas tem medo de quem é capaz de enxergar as mazelas. Ele conseguiu isso em pouco tempo, deixando claro quem são a maioria dos seres vazios que lá estão. Gente que quer apenas expor corpos, tentando com isso obter olhares e conquistar oportunidades de aparecer. O prêmio do BBB não parece ser o objetivo da grande maioria. Se vier, será um plus. No mais é beber, tirar sarro, ficar na beira da piscina e falar mal de quem estiver próximo.

Dhomini foi e está sendo julgado por bravatas que sempre fez e continuará fazendo, a maioria delas ditas apenas para impressionar seus interlocutores. Mas quais dos atuais participantes foi até ele para se aprofundar numa conversa séria?; o papo do cachorro desdentado ele desmentiu e disse que seu pai deu o cachorro e fim. Destruiu assim o argumento de quem o vinha patrulhando e perseguindo.

Eliéser foi quem deu início ao sentimento de aversão contra Dhomini taxando-o de “jogador”, quando foi pego no erro. Quis reverter a situação e hoje, quando vejo alguém se esperneando contra Dhomini considero que seja fã do Eliéser. 

É lógico que vou entender e aceitar se Dhomini sair, ainda mais que estou vendo que o BBB assume hoje ares de um programa que está indo pelo ralo porque seus participantes são vazios, sem expressão e a cada ano isso só se aprofunda.

Sou contra essa mistura de ex-participantes com novos porque isso não leva a lugar algum. Ou são todos novos ou se faz um BBB só com os antigos, o que também foi uma idéia do passado e que hoje não tem mais sentido porque a maioria já se encaminhou na vida, já não tem a mesma disposição anterior e não repetirão a performance como pensa o público. Babam mostrou isso e pediu o boné.

De qualquer forma, estão tentando solapar o Dhomini com a perseguição acirrada e não sei onde querem chegar com isso. Só faltam culpá-lo pelos temporais que tem destruido as cidades. E cá prá nós que tem lá gente muito mais parecida com Exú do que ele.

E vou até além porque muito do que se vê no atual BBB não é o que se pensa. Este BBB está mais para uma farsa completa do que para um jogo. Tem participante que anda pela casa se traindo, dobrando a munhéca e diz para a sociedade que é machão. Bem que o Boninho disse que havia um segrêdo e ainda não foi revelado. Tudo soa como enganação.

O que importa é que o patrulhamento corre solto, atingindo qualquer gesto ou palavra de Dhomini e isso é odioso. Fora do BBB, aqui na net a coisa tá pegando fogo e quem torce para ele está sendo alvo também. Em resumo nem torcer é mais possível porque a tropa dos que se julgam politicamente corretos está em polvorosa. Só posso rir porque com Dhomini ou sem ele no BBB a vida não muda e se um programa pode causar tais reações, queria saber porque isso também não se aplica a outros casos. Vou apenas repetir que muitos dos que se intitulam certinhos em tudo e cobram qualquer coisa, são os que elegeram Lula e Dilma e pensam que assim vão salvar o país. Fazer o que?!... 

FALSIDADE NA INDICAÇÃO DE DHOMINI



       Era previsível, aguardada a indicação de Dhomini ao paredão. Particularmente confesso que gostei porque assim ficou claro para todo o Brasil o verdadeiro pavor que os participantes tem de encarar um cara que joga de verdade, que sabe o significado das relações dentro do BBB, que despe seus oponentes sem mesuras, fazendo-os mostrar a verdadeira face.

Hipocrisia pouca é bobagem e as justificativas para indicá-lo foram tão infantis e estapafúrdias que chegam a ser vergonhosas, como se o público aqui fora não entendesse desse jogo, não captasse que a covardia é o maior motivo para suas jogadas. O que alegaram contra Dhomini em nenhum momento refletiu a verdade do pensamento de cada jogador que votou. E é assim que querem ganhar o BBB.

O homossexual pernambucano Aslan chegou ao cúmulo de dizer que votava em Dhomini porque ele peida. É algo tão incrível que chega a ser ridículo. Seria o mesmo que dizer, caso fosse participante do BBB, que estaria indicando essa figura porque se parece muito com uma estátua da casa de produtos de umbanda que vi outro dia, que representa o Exú Caveira. 

Indicar alguém é direito de todos que lá estão, mas jogar não deve ser um exercício do lado hipócrita e falso de cada um porque aqui fora existem pessoas com capacidade de discernimento e que sabem bem quais são os motivos de todos e o medo do jogador Dhomini impera. 

Não posso prever nada, não tenho pago a mensalidade da minha bola de cristal e fica complicado dizer que Anamara ou Dhomini voltarão. Isso é a escolha popular que vai determinar. No entanto, com pesar pela Maróca, como contribuição ao BBB, ao jogo, creio que Dhomini deveria voltar, mas isso é algo isolado e parte de mim.

Tenho dito reiteradas vezes que torço por Fani, porém seu voto foi corporativista para defender Eliéser, com quem já declarou querer se envolver, pelo menos durante o BBB e no episódio da briga dele com Dhomini, ele esteve errado o tempo inteiro. E quando citei o corporativismo foi porque Eliéser é um dos ex-BBBs que, como Fani, vivem em grupo fazendo eventos pelo Brasil, estando mais próximos, ao passo que Dhomini não faz parte dessa massa. Isso não inibe ou invalida minha torcida por ela e nem minha simpatia.

Dhomini em matéria de BBB é quase uma lenda porque é sabidamente o maior jogador que por lá passou e isso atemoriza, isso deixa os demais com pavor. E honestamente me dá prazer ver o quão são frágeis seus oponentes. Mesmo que ele saia, fica patente que estava jogando com quem não tem escopo para enfrentá-lo, salvo honrosas exceções.

Creio que o BBB perde com essa visão retrógada que privilegia mentes pouco privilegiadas e não alcança o ideal de restabelecer o jogo no programa. O BBB parece ter virado um clubinho de férias onde meia dúzia de bombados e bombadas vão exibir suas mazelas e torcer para que ao final sejam salvos os que menos se exponham.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

BOTA LOGO DHOMINI NO PAREDÃO E AGUARDE



O que tem motivado muitos tanto fora como dentro do BBB é a expectativa de indicação de Dhomini ao paredão. Ou pelo líder ou pelos participantes porque sua superioridade é visível e incomoda como jogador e como interprete de sentimentos e ainda por cima sua capacidade de análise dos companheiros os intimida. Todos temem que tenham sido “descobertos” em seus pensamentos e possíveis atitudes por ele e que isso possa ser um trunfo que o jogador Dhomini guarde contra cada um.

Dhomini está no centro sempre e até quem ele defendeu como Ivan, que foi a causa da briga com Eliéser, já demonstrou seu temor por ele e pode até ser que venha a indicar o campeão do BBB 3 ao paredão, o que seria uma extrema covardia porque o defendeu e receberia em troca esse gesto. No entanto, quero Dhomini no paredão logo para que os covardes e seus detratores tenham uma posição clara do jogo e saibam que o público está com ele.

Particularmente defendo que seja mesmo indicado ou pelo líder ou pela casa e que deixem nas mãos do povo a possibilidade de sua volta. Sinceramente creio que o povo que acompanha BBB faria ele voltar contra qualquer um dos demais porque sua presença no BBB 13 resgatou a possibilidade do jogo prevalecer e atitudes e gestos significativos terem mais expressão que simples amassos debaixo do edredon como acontece regularmente.

Dhomini no jogo é a garantia de boas conversas de jogo bem jogado, de que o certo prevaleça e de que os deslizes sejam apontados sem subterfúgios. Contra-argumentar com ele é algo complicado porque sua perspicácia é grande e a rapidez de seu raciocínio o coloca em vantagem na maioria das vezes.

Ivan que agora é lider já deu a demonstração que na condição de jogador de BBB tem pouco apego ao que podemos chamar de honradez e caráter. Está se afundando no jogo e criticou Dhomini abertamente, alertando Andressa sobre o campeão do BBB3, da mesma forma como Nasser, que alardeou que em cinco semanas estará se estressando com ele. Pífios, otários!

O jogo BBB é para quem tem certeza do que faz. Não dá ensejos a dúvidas. Um deslize pode ser fatal e tanto Ivan quanto Nasser já cairam na esparrela. Aliás, Ivan já atingiu o máximo que podia e agora tem que passar a esperar a hora e a pessoa certa com quem vai disputar um paredão para sair. A ilusão de seu retorno certamente mexeu com sua capacidade de discernimento.

O jogo atinge já a cabeça de alguns que se acham intocáveis, maiorais. Precisam prestar mais atenção nas palavras do Bial que sempre dá as dicas opu encarar a parede para ver com quantos paus se faz uma canoa.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ISOLANDO DHOMINI



       Juro que passados tantos anos continuo não entendendo nada de BBB, mas tento.  Se depois de tanto tempo, sem modificações maiores na fórmula ainda não entenderam que o isolamento e a vitimização de um participante só lhe traz benefícios e faz com que o público o eleve a uma situação de assimilação de resgate, quem acompanha o programa e não viu isso ainda só pode estar em outro mundo. E o pouco que assimilei realmente foi nada.

É justamente isso que estão fazendo com Dhomini e é tudo aquilo de que ele precisa para ir enfrentando esses adversários e chegar onde quer. Foi assim quando foi campeão e já começa a se desenhar o mesmo rumo para o campeão do BBB 3. Estão isolando-o e isso é bom para ele. Estão deixando-o de fora e isso é do que ele precisa para que fique claro o quão inocentes em matéria de jogo são seus oponentes.

Ainda entram no BBB para apenas festejar, fazer amiguinhos, se envolverem emocionalmente, aparecer e querem ainda levar o prêmio sem se preocupar muito com estratégias para chegar lá. Trata-se de um jogo e esquecem disso. Só se lembram quando a corda aperta, do contrário vão se enrolando na própria teia que vão tecendo, até chegar o ponto em que estão imóveis.

O pior é que muita gente acha que o que se diz no twitter, nos blogs, nos foruns e na mídia é verdade absoluta e pode salvar seus preferidos. Puro engano e o caso recente da Aline foi um exemplo clássico de que as coisas não funcionam bem assim: a internet quase que por unanimidade queria ela salva na votação e o Brasil disse não. Expulsou-a da casa.
Portanto, participar de um programa em que esteja presente um Dhomini e discriminá-lo pode ser fatal. Esquecem que estão lidando efetivamente com um jogador, como taxou-o o Elieser, num de seus mais raros momentos de lucidez. Talvez Elieser passe o resto do tempo sem uma conclusão tão objetiva quanto esta e isso sim é bastante previsível.

O jogo foi o motivo pelo qual mais me apeguei ao BBB. E como tal, poucas vezes vi ele se desenvolver. Vi, na verdade, poucos jogadores durante as 13 edições. Dhomini foi, inegavelmente, o maior que por lá passou e seus opositores acabam sempre caindo na esparrela. Estou revendo uma situação que já conheço.

Como já foi dito várias vezes ele é 8 ou 80. Ou tem admiradores e seguidores ou tem os que o odeiam. Não há meio termo com ele e para sua sorte. pela clareza com que se comporta, sempre acaba conquistando mais aliados aqui fora do que os demais. É o estrategista que sabe agir e armar a cama para se deitar.

Não estou dizendo que e impossível barrar Dhomini. Na vida tudo pode, mas seu jogo já está se delineando e com competência. Está claro que a direção e a produção do programa já enxergaram com profundidade isso e estão vibrando porque o BBB está sendo resgatado com suas nuances iniciais e a grande sacada de trazer sua expressão maior de todos os tempos de volta, já começa a render os dividendos esperados.

Dhomini não é infalível, é apenas um jogador e como tal já demonstra estar muitos furos acima de seus oponentes. Deixá-lo isolado, discriminá-lo é tudo de que precisa para ir comendo pelas beiradas e acertar a mosca com um tiro certeiro. E não há manifestação  de comentaristas de BBB que faça isso mudar, senão pelas edições e pelo apresentador.

O BBB 13 já revelou uma expressão vinda das camadas populares que é Aline, que mesmo tendo saído no primeiro paredão conseguiu uma marca que pode mudar sua vida. A Globo,segundo li, já quer aproveitá-la e isso pode significar o atendimento de tudo que ela sempre quis. Por outro lado, um amontoado de participantes começa a discriminar um jogador que sabe o que faz e pode se aproveitar disso com competência. É o jogo! 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ALINE DESCRITA PELO POETA



        Eu juro que cheguei a pensar em me aprofundar e fazer um post para descrever o que vi de Aline no BBB 13, como sempre faço com pessoas que adquirem projeção no programa. No entanto, confesso que no caso dela estou sem possibilidades porque qualquer coisa que pudesse dizer seria impreciso. Aline não tem como definir. É única, sem explicações possíveis. Não há texto que possa exprimir seu jeito de ser, seu comportamento, suas reações, tudo.

Ao acompanhar sua performance hoje no Mais Você fiquei impressionado com a Ana Maria Braga e com Louro José. Os dois se pudessem tinham largado o programa e corrido quando viram a jovem se despir, ficar de calcinha ao vivo, para mostrar as manchas roxas de suas pernas, segundo ela provenientes da raiva que ficou de Bambam.

Foi hilariante a reação que tiveram quando ela com suas reações sem noção e querendo provar que é verdadeira em suas afirmações abaixou as calças sob os berros do Louro para não fazer aquilo e foi em frente. Se fosse preciso, pelo menos foi a impressão que ficou, abaixava a calcinha também.

Aline é algo diferente de tudo aquilo que já se viu na TV por sua expontaneidade, despojada de pieguices e de fundamentos educacionais. Sua etiqueta tem marca própria, é indivisível e não se copia. Aline impõe sua marca no que fala, no que faz e ponto final. Aceite quem quiser, acima de tudo.

O mais impressionante é que na internet a defesa intransigente da expressiva maioria de sua permanência no BBB não se coadunou com aquilo que o Brasil queria, demonstrando um distanciamento da massa pseudo-intelectualizada. O Brasil deu uma de Aline e votou sem a influência de quem pensa formar opinião. Ferro nos interneteiros!  KKKKKKKKKK

Aline estava sambando mesmo se ia ficar ou não. Ela só quer “trabalhar”. E confesso que como a mais legítima expressão das camadas populares, oriunda de uma comunidade pobre, onde a vida funciona um pouco diferente do que as classes dominantes impõe e querem, ela se destacou, ganhou expressão e provou mais um pouquinho a importância que o BBB tem para mostrar realidades que ficam escondidas e que os intelectuais que babam na gravata insistem em não ver. Aline mostrou que viver é buscar ser feliz a qualquer custo, mesmo que custe sacrifícios enormes, tenha que sair no  tapa ou adquirir manchas pelas pernas de tanta ódio.

Ela não gosta de rótulos. Rejeita a comparação com a personagem Penha, interpretada por Taís Araujo na novela “Cheias de Charme” e acho até que tem razão, mesmo sendo tão parecidas. O problema é que Aline é Aline e tal qual a descrição que o poeta tentou fazer de uma rosa, concluindo apenas que “uma rosa é uma rosa, é uma rosa, é uma rosa, é uma rosa”. Aline seria tranquilamente descrita pelo poeta assim: Aline é Aline, é Aline, é Aline, é Aline, é Aline!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SEM SENTAR POR CAUSA DO ELIÉSER



        A discussão de Dhomini com Eliéser nesta madrugada revelou mais uma vez algo que todos já sabiam: o rapaz que gosta de discutir e brigar com mulheres continua infantil, jogando errado, se comportando como “idiota”, segundo o próprio Dhomini e demonstrando que ainda por cima agora agregou o dom de fazer fofoca e ser realmente “falso” como o taxou Pedro Bial, além de “burro”, conforme disse também Dhomini.

Depois de ter admitido com seu colega que não iria votar em Ivan no paredão, entrou no confessionário e fez exatamente o que afirmara que não iria fazer. Depois foi confessar ao próprio Ivan que votara nele, em mais um gesto ridículo. Eliéser é o espectro do homem moderno, que lança moda, como sua barba russa, suas atitudes “desassombradas” de contar a todo mundo que traiu seu grupo mas acha isso muito normal e por isso tem toda razão, além do que lidar com um jogador dentro do BBB é praticamente uma heresia. Um jogador não pode estar no BBB, que para ele, é lugar de fazer amiguinhos e um andar se amparando no outro.

Para Eliéser, ser natural, contar piadas, ter alegria de viver não é algo aceitável e muito menos ver que as pessoas gostam disso. Aí é que revolta mais. Para o cidadão em questão, legal é fazer a cagada, distorcer tudo e sair contando prá todo mundo em busca de apoio e depois se debulhar em lágrimas de crocodilo. Esse é o vingador daqueles que não gostam do Dhomini. Aliás esse é o mesmo que algumas edições atrás brigava, gritava e discutia com mulher, mas quando tinha que encarar um homem peidava prá dentro.

Um tipo de joguinho da verdade foi o estopim para tudo. Eliéser não gostou que Dhomini tenha colocado ao vivo que Eliéser não cumpria o que tratava, com o que Pedro Bial imediatamente arrematou “então é falso?”. O infeliz não gostou e começou a reclamar com Dhomini até receber respostas e colocações que qualquer homem teria vergonha de ouvir. Seu maior argumento era de que é formado com formação superior. Dhomini retrucou: “então usa!”. Ficou claro que a capacidade de raciocínio e de discernimento de Eliéser dentro do BBB é igual a de uma criança de 1 ano de idade.

Esse foi o episódio que consagrou a afirmação de Dhomini de que Eliéser é um “idiota” e que traz de volta a capacidade do grande jogador Dhomini para sambar no palco daqueles que tentam denegrir o campeão do BBB 3. Alguns ainda tentaram desmerecer Dhomini no episódio, mas só evidenciaram a frustração e desfaçatez de quem inveja sua performance no programa e o consagram como grande jogador.

Fico me perguntando o que pensam certas pessoas que assistem BBB, onde acham que o que mais interessa é a beleza de A ou de B, esquecendo que o jogo está em andamento e o privilégio é de quem joga, de quem está lá em busca do prêmio e não apenas da exposição de corpos ou do poc poc possível ou desejado entre uns e outros.

O BBB tem uma profundidade e amplitude que é contestada por uma pseudo-intelectualidade arcaíca e invejosa, que pensam ter a capacidade de dominar a mente alheia, mas votam em Lula e Dilma. Esses “donos da verdade” acham que a Globo massifica seu conteúdo em benefício próprio, privilegiando faturamento e empobrecendo a cultura mas dariam a vida para mostrar a bunda em qualquer programa da emissora, como fazem volta e meia.

O BBB é algo que pode revelar evolução no comportamento humano quando estimulado e submetido a pressão da clausura. Só sobrevivem os que se preparam e tem capacidade para tanto. Alguns derrapam, escorregam e batem com o traseiro no chão, na lama. Nesse episódio, Eliéser machucou-se e seus defensores hoje não devem estar podendo sentar. 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

KAMILLA ENTROU COM O PÉ ESQUERDO



        Marcelo e Kamilla entraram na casa hoje, depois da passagem pela Casa de Vidro e o que temos de prático é a possibilidade bastante clara da saída de Aline amanhã, mas deixará em seu lugar alguém que foi capaz de conquistar antipatia geral com apenas dois minutos de conversa com os participantes.

Kamilla, que ninguém sabe como conseguiu conquistar uma vaga na casa principal provocou uma reação imediata de repulsa do público, conforme podia se verificar no twitter. Sua voz bastante esganiçada e conseguindo superar Anamara (o que eu jamais podia imaginar que acontecesse ou que alguém fosse capaz) é um fator considerável para a conquista dessa antipatia, mas também a futilidade de seu comportamento.

As previsões que já lí, mal ela entrou na casa são de que no primeiro paredão que cair, sairá com um dos maiores índices de rejeição do BBB 13. 

Na casa de vidro ela já demonstrara a incompetência para conviver quando se estressou com seus colegas e chegou a mostrar-se irada, com o rosto desfigurado e revelando imperfeições que assustaram. Tanto foi assim que seu ingresso no BBB foi e continua sendo contestado por uma esmagadora maioria.

Dhomini reagiu mal com a gralha que entrou, Fani também, Anamara e outros tantos. Acho que Kamilla com seu jeito vai enfrentar severas dificuldades de convivência no BBB e isso vai dar origem a desentendimentos de forma rápida. 

Sai Aline e entra Kamilla para dar continuidade ao que tanto o público espera em termos de desentendimento capaz de dar origem a divisões. 

Marcelo com seu jeito mais comedido parece ter conquistado a simpatia de todos e foi fácil verificar seu entrosamento com a galera.

Por seu turno Andressa, a fofoqueira de plantão na casa, já tentava falar mal de Kamilla para Aline, que imediatamente reagiu e não permitiu que ela destilasse seu veneno costumeiro.

Aline já começou a dar conselhos para Marcelo de como deve agir, como se o rapaz fosse um bossal que não tem noção nenhuma. Alertou-o sobre o perigo de ir logo ao paredão, tentando deixar o rapaz nervoso. Com suas teorias alertou:

-Fica de boa!

domingo, 13 de janeiro de 2013

PLANTAS E MAIS PLANTAS



As plantas do BBB 13 estão numa espécie de revolução e hoje vi até uma chorar. Natália que estava imune foi chorar as pitangas quando a votação se encerrou num abraço com o Professor Ivan, indicado com merecimento e com seu próprio reconhecimento de que receberia votos. Aline pareceu tranquila com a indicação de Fani e reagiu bem.

Mas fico me perguntando que um cara como Ivan vai fazer num programa desses se reconhece sua pouca condição de interação, se sabe que num paredão vai receber pancadas, se sabe que o jogo é assim e não aparece, não demonstra alguma condição de permanecer. Afinal, o que essa pessoa foi fazer alí?

A tentativa de Bial de criar clima de tensão pelo voto de Fani foi por água abaixo porque no início alguém liderar e indicar é muito normal, tendo muitas chances de obter do indicado o entendimento como aconteceu com Aline. Soou normal e foi sem reação.

Yuri entrou numa vibe diferente do passado porque teve tempo de analisar sua passagem anterior e pode agora corrigir muitos de seus erros. Torna-se assim um concorrente com pinta de longevidade e sua possível disputa com André pela “Barbie Turbinada” pode render ao longo do programa.

Por outro lado, fiquei vendo algumas pessoas que não vão fazer falta se cairem num paredão e Andressa, André, Nasser, Aslan, Natália e mais alguém podem ir embora porque estão fora do perfil que o BBB impõe.

A previsão inicial é de que o Professor volte correndo para casa. Aline deve ficar e ganhar mais projeção nesse jogo que começa a ganhar contornos. Seu perfil de pavio curto é bem aceito pelo público que adora escolher alguém com a característica de poucos recursos para premiar. Vamos ouvir “pobrema, bicicreta” e assemelhados durante um bom tempo e Paciência vai ser um dos bairros mais comentados desse início de ano. Paciência então!

Fica a expectativa do barraco que está sendo intensamente aguardado e resta tentar adivinhar com quem será. Que acontecerá eu não tenho a menor dúvida porque os ânimos  haverão de se exaltar em breve por vários motivos.

Olho vivo!

 Obs.: Aline pode não ter tanta sorte e sair por causa de seu destempero. As pesquisas iniciais até dizem isso, mas já vejo movimentação no sentido de fazê-la ficar. Se sair, acho que o programa perde.


TEM SACO DE GATOS NO BBB



Eu sempre achei o Bambam um porre. No BBB1 ele já demonstrara toda sua arrogância, chatice, inconveniência, mas tinha uma ingenuidade que acabou levando-o a ganhar o prêmio. Isso acabou e ficou no passado porque hoje Bambam continua com os defeitos e deixou a ingenuidade no passado. Rico, Bambam não precisa mais do BBB e muito menos de passar por humilhações que sempre caracterizaram as reações daqueles com quem lida porque consideram-no insuportável. Eu acho que aí está o motivo da saída.

O Bambam da “Maria Eugênia”, aquela boneca de vassoura que ele idolatrava e que levou-o a ganhar o prêmio no BBB1 não existe mais. Ambientado com as coisas da TV, acostumado a ser o “arroz de festa” que todos conhecem, Bambam não ia ter mesmo condições de enfrentar a avalanche de verdades que seus colegas já haviam começado a despejar a respeito de seu modo de ser e sua forma de ser arrogante em determinados momentos.

Saiu e saiu bem, na hora certa, no momento oportuno, o que significa dizer que saiu por cima, antes que o trator do BBB viesse a esmagá-lo. 

Entrou Yuri, outro sem noção, arrogante na maioria das vezes, mas contido e amável quando quer. Yuri se aprendeu algo no BBB12 terá condições de ir longe. Não que o veja como possível ganhador, porque não acho que tenha esse perfil, mas pode ter longevidade caso consiga lidar melhor com as adversidades.

O jogo já sofreu modificações importantes e Dhomini talvez tenha condições de se recuperar do erro de ter formado um trio com Eliéser e Bambam que já começava a ganhar antipatia. Ele sabe quando recuar e vamos ver se sua visão de jogo melhorou.

Fani quis ser logo a líder e conseguiu com a saída de Bambam e acho que independente de quem indique vai ter uma caminhada longa e pode chegar até ao prêmio maior, mas vai depender muito mais de sua capacidade de se controlar e de convencer o público do que apenas de uma previsão de torcedor.

Anamara é uma piada, Natália não sabe o que foi fazer lá e Eliéser também está em outro mundo. 

Dentre os novatos, não vejo nenhuma possibilidade de fazer uma análise mais profunda porque estão parecendo gatos enfiados dentro de um saco. Pelo menos essa é a minha visão e não vejo ninguém se sobressaindo além de Aline com seu jeito descompromissado e  aloprado. Essa é uma incógnita que vou deixar para analisar mais a frente. Aline é um caso a parte, como foi Solange Iarnuou e outros.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

FANI E DHOMINI AINDA PODEM SE ENTENDER



        As pessoas devem estar se questionando a respeito de minha posição com relação as desavenças entre Fani e Dhomini, já que declarei claramente torcer por ambos no BBB e não me sinto nem um pouco desconfortável pelo que aconteceu porque continuo claramente admirando ambos e torcendo pelo sucesso dos dois. Mesmo que esse afastamento seja definitivo, não impedirá que torça por eles e que deseje sucesso a ambos.

Acho que Dhomini é um grande jogador e estranho um pouco essa sua ligação com Bambam e Eliézer, mas creio que ele ainda saberá se desvencilhar desse quadro, principalmente porque sei de sua capacidade de percepção e que acabará concluindo que sua posição pode ser prejudicial junto ao público que sempre o admiriou.

Fani pulou na frente com sua divergência com Bambam, que não mudou seu comportamento enfadonho, que foi uma marca constante no BBB1. Bambam é o sem graça que tenta ser palhaço, só que agora embalado pela repercução e fama alcançada com as participações em programas de TV e com a experiência alcançada. Mas como jogador é péssimo e não me surpreenderá se conseguir arrumar uma outra “Maria Eugênia” para adorar e enganar o público.

Quanto a divergência com Dhomini, ganhou significado pela insistência do campeão do BBB3 ao insistir que Fani falasse do programa “Malícia”, em que atuava no Multishow, porque não queria ser rotulada como possível garota de programa. Fani é uma mulher independente, empresária da moda, bem resolvida e não quer ser alvo de rótulos que o histórico de gozador que Dhomini carrega seja uma marca que tenha que levar.

Sinceramente espero que tudo se resolva e que cada um siga seu caminho de forma tranquila. 

O jogo ganha mais dois participantes, vindos da Casa de Vidro e isto será crucial para o que estão tentando fazer, impondo a divisão entre novatos e antigos participantes, mesmo porque a superioridade dos novos, em termos de números é um fato. Quem sobreviver dos antigos diante de um quadro assim, será realmente competente.

O jogo está próximo do fim para alguém no grupo dos novatos e estou supondo que Ivan estará disputando com alguém de seu grupo que poderá ser Aline, a falastrona de Paciência. Pela expressividade de suas posições e por ser uma “barraqueira de plantão”, acho que o público faria ela ficar pelo que pode criar aí pela frente. O povo já aprendeu que gente assim tem que ficar para promover desentendimentos e causar as confusões que elevam a audiência.

O BBB mal começou e as possibilidades são grandes. Muita coisa vai rolar ainda, mas se pode antever um mar de confusões e guerra declarada em pouco tempo.

Olho vivo nisso tudo! 






quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

FANI, A DONA DA NOITE



A festa de ontém mostrou que Fani não foi ao BBB para brincar. Ela aprontou geral, beijou na bôca e ainda por cima deu show trocando de roupa na beira da piscina, fazendo ainda pole dance com a maior competência, atraindo as atenções e fazendo a galera suspirar e rever a Fani que todos conheceram no passado, agora mais madura, porém mais ousada e senhora de sí. Uma mulher que sabe o que quer e onde pode chegar.

Se Fani foi a dona e rainha da noite, Natália está neste início mais para uma samambaia do que para aquela menina afoita e atirada que encantou a galera que assiste BBB. Ela está quieta, retraída e não está se atirando como antes.

Por seu turno Dhomini está no jogo por inteiro, penetrando nas mentes dos jogadores, conquistando a confiança de quem pode, até mesmo daqueles que antes não gostavam dele e hoje ganhou destaque quando foi para um canto chorar. Jogador de primeira, ele sabe que cada gesto, cada atitude, cada palavra que profere tem um peso enorme e é capaz de atrair adeptos ou afastar. 

Até agora todo mundo se ama, todo mundo acha que o mundo é maravilhoso, mas alguns sabem que basta desferir o primeiro voto contra alguém que as desavenças vão se iniciar. 
O BBB já apresenta duas candidatas ao posto da rejeição pelo público. Na casa principal Aline pelo seu temperamento esquentado já discutiu e conseguiu mostrar seu temperamento quente e beligerante, o que pode lhe render alguma rejeição, enquanto na casa de vidro Kamilla já obteve também o posto de “esquentadinha” e pode não chegar a ingressar em definitivo no programa.

No entanto, se Kamilla pode nem chegar a entrar no BBB, Aline já está lá e sua permanência pode ser importante para provocar situações estressantes que vão somar na audiência que Boninho está buscando para recuperar a atração. Portanto, não creio que ela possa ter sua saída antecipada porque alguma forma de proteção poderá ser armada para preservar tão importante trunfo.

A batalha entre veteranos e novatos que foi anunciada pelo Bial promete esquentar o clima e a divisão entre grupos é a aposta que vai colocar em cheque se os antigos mantém popularidade diante dos estreantes ou não. Tudo pela audiência!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FASE DE ESTUDOS NO BBB



O que dá para entender nesse início de BBB é que todos estão se estudando, buscando pontos fracos, tentando se conhecer para depois partir para o ataque. No entanto, está claro que um jogador já se distancia dos demais: Dhomini. Desde que pisou na casa começou a jogar e esse é o grande ganho do BBB 12, ou seja, a garantia de jogo literal, cravado, desmedido.

Somado ao fator que eu e Tors sempre defendemos no BBB, que é o critério do jogo acima de tudo, a coisa vem entremeada com belsd mulheres e algumas cabecinhas vazias, que usam o programa apenas para exposição de corpos e de preferências pessoais. 

O BBB mesmo com todo esse tempo não consegue renovar um aspecto importante para definir quem é capaz de sensibilizar o público que é a falta de visão de um grande número de participantes para entender que o público é imprescindível nas estratégias que traçam para tentar chegar a final. Treze edições e muitos ainda acham que podem entrar e vão levar consigo a preferência porque são “autênticos”, “bonitos”, “vigorosos”, “inteligentes” e se consideram melhores que os demais. Isso não existe, é burrice e leva ao buraco!

Este BBB está precisando ser mais esmiuçado e contar com a capacidade de análise do Tors. Defendo que ele reabra o Jebal (blog consagrado) ou venha para o Teleblog fazer seus posts. Quem entende do assunto, manja do riscado, não aceita que um comentarista da importância do Tors fique alheio e não se manifeste com seus posts. 

É sintomático que a superioridade de ex-BBBs se mostre claramente no início, mas vamos ver alguns novos se sobressaindo se souberem aproveitar a oportunidade de caminharem na esteira da trajetória dos mais experientes. 

Em que pese algumas pessoas que são contrárias ao estilo Dhomini, é inegável que ele será responsável pelo que de positivo o programa possa produzir. Sua capacidade de análise dos demais e de penetrar na mente de seus companheiros é de tal forma assombrosa que fica claro isso a quem acompanhar um programa apenas.

Estou achando minha querida Fani meio contida, preocupada. Acho que vai ser preciso uma festa bem regada para que se solte e mostre aquela mulher alegre, bem resolvida, com gana de vencer. Torço por ela, estou aqui como a maioria dos habitantes da Baixada Fluminense esperando que mais uma vez ela arrebente com tudo e justifique tudo que sempre dissemos dela.

O BBB está na fase inicial onde as desavenças são apenas de opinião, mas que podem e devem se transformar em barracos bem estruturados em breve. Duas mulheres que lá estão já se sabe que estarão possivelmente no centro desse caos previsto.

Com tanto tempo passado, acompanhando ainda o BBB, essa minha permanência deveu-se acima de tudo pelo retorno de Dhomini e Fani. Espero muito deles e conclamo a que todos os que gostam do programa entendam que depois de tantos anos analisando de forma equilibrada, converti minha preferência pela torcida, sem idolatria e a dupla que tanto gosto de ver contará com meu apoio para chegar a fase final. Os bons que me sigam! Hehehe!!!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ESTOU COM DHOMINI E FANI E NÃO ABRO!




        Na semana passada conversei com a Fani e algumas vezes tentei levantar a moral dela a respeito de sua participação no BBB 13, porque ela estava sem esperanças de voltar. Acompanhando hoje o início, vi que eu estava certo e me emocionei quando a vi entrar na casa. É um sonho daquela menina da Baixada que conquistou o Brasil, que se materializa e que me faz embarcar novamente numa viagem para apoiá-la, transformando este blog num foco de resistência em seu benefício e de Dhomini, que é uma lenda, pois é para mim, o maior BBB de todos os tempos.

Embarco nessa viagem bastante feliz pela possibilidade de rever na telinha Fani e Dhomini e gostaria que eles fizessem contribuições positivas no resgate do BBB. Com isso, me rendo ao Boninho pelas escolhas e pela visão que teve. Posso garantir que os aficionados pelo programa estão  felizes.

É quase um BBB retrô, mas tenho certeza de que os novos poderão se sobressair, até porque terão os antigos como escada para brilharem.

Mas este velho escriba, embalado pela oportunidade de rever Fani e Dhomini, desta feita no mesmo programa, tem pelo menos o direito de escolher ambos como preferência, pelo passado, pelo histórico, pelo que representaram e ainda representam.

Portanto sou Fani e Dhomini desde pequenininho e não abro. Os demais merecem todo meu respeito, mas estando no 13º BBB, já posso fazer minhas escolhas,

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SE DHOMINI VOLTAR, AÍ É OUTRO PAPO



Diz o Boninho que só vai escolher os ex-BBBs que vão participar do BBB13 na hora. Mas hoje li alguma coisa que a imprensa está falando e colocaram Dhomini como possível escolhido para voltar. Se verdade, já fico acreditando que é possível o tal resgate que o Boninho tanto quer porque ninguém encarnou mais o espírito do BBB do que ele e tem capacidade para fazer do limão uma limonada.

Os demais não fedem nem cheiram. São um monte de gatos que vão ficar se arranhando dentro de um saco. As “novidades” que estão sendo tão badaladas parecem pão requentado. 

Até mesmo a participação do Dhomini eu coloco em dúvida e não acredito muito que ele aceitasse um retorno de forma tão simples. No entanto, tudo é possível, tudo pode acontecer diante de um quadro em que o BBB precisa se restabelecer, reconquistar audiência, mostrar serviço.

Aos céticos de plantão, aos que consideram que assistir BBB é coisa de gente sem cultura, burra mesmo, fica apenas o sentimento de piedade porque tais figuras desconhecem os segredos da vida, não tem a visão da simplicidade e da valorização do sentimento de solidariedade com quem busca uma oportunidade.

Meter o pau no BBB porque considera o programa brega é tão vergonhoso quanto aqueles que divulgaram tanto a atitude do Zéca Pagodinho de auxiliar o povo de Xerém, porém não foram capazes de enviar 1 real ou uma garra de água para quem está lá sofrendo.

Assim é o Brasil que os falsos intelectuais ou até mesmo os verdadeiros acalentam. Acham bonitinho divulgar uma atitude como a do Zéca em seus blogs, no Facebook e ficar parecendo participativo com isso, mas nada mais fazem, preferindo ficar por trás da tela de seus computadores posando de bons moços. Vão lá em Xerém, em Angra, levar alimentos, ver a merda que alguns governantes estão promovendo quando deixam de aplicar recursos em benefício do povo. Vão ajudar ao invés de posar de intelectualóides e malhar quem assiste BBB.

Piedade senhor destas bestas humanas que não pagam nada por criticar o gosto de seus semelhantes, cujas preocupações deveriam ser mais úteis até a sí próprios. Quem sabe enquanto se preocupam com quem assiste BBB, estejam recebendo uma bela “bolada nas costas” de quem mais confiam. Hehehe...

Mas voltando ao BBB própriamente, só se pode aguardar que as tais surpresas sejam realmente construtivas. Na edição passada, durante o limiar houve uma acomodação, um marasmo, uma negligência da produção e da direção que esperamos não venha a transformar o programa em algo equivalente ao programa que os bispos da Universal inventaram lá em Itú.

Que não aconteça mais a censura desbragada e vergonhosa para quem comprou PPV. Que respeitem o direito de quem comprou e permitam que tudo possa ser visto. Trata-se de direito do consumidor e isso pode ensejar até reclamações judiciais. 

Olho vivo!

sábado, 5 de janeiro de 2013

O RESGATE DO BBB. KKKKKKKKK...



Boninho começa sua peregrinação de resgate do BBB com uma declaração que chega a ser enfadonha porque se repete pela décima segunda vez de que vai surpreender. 
-Mas como carapálida?; Quem?; Como?; Onde? e Porque?
Não há tanto para fazer surpresas e muito menos com uma lista de ex-BBBs que anda sendo divulgada que em nada acrescenta. 

Aliás, me faria ter algum entusiasmo se tivesse a oportunidade de ver uma Fani, uma Monique, mas Bambam, Diogo Gago e Alberto Cowboy é um tiro no saco de qualquer um. 

Esse programa já teve gente muito mais competente para poder retornar e fazer algum movimento, mas se as escolhas são essas, morre no nascedouro a possibilidade de fazer o público encontrar entusiasmo de acompanhar esse “samba de uma nota só”.

Na tal casa de vidro que instalaram, confesso que o purgante deu dor de barriga antes mesmo de ser ingerido porque vi um bando de deslumbrados, achando que estão no topo do mundo e uma menina que se pudesse arrancava a roupa toda e saia fazendo miséria para chamar a atenção e conquistar votos. 

Lamentável essas perspectivas porque assisto BBB desde o primeiro mas encaro o programa como uma forma de buscar no comportamento humano algo além do besteirol que estão fazendo. Sensualizar é lícito, legal mesmo, porém até isso tem parâmetros. Mulher boa é meu ponto fraco mas apelar desbragadamente e mostrar um lado tão bagaço ao invés de agregar consegue distanciar. Alguém precisava ter orientado a moçoila.

No entanto, ainda há tempo, ainda é possível fazer correções porque o programa ainda não começou e espero com sinceridade que esse tão propalado resgate ocorra. Estaremos acompanhando, de olhos bem abertos, mas com o senso crítico aguçado porque não temos nenhum compromisso com a Globo, com seus puxa-sacos e porque há vida na terra fora da esfera que eles pensam ter criado.

Olho vivo!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

TÁ CHEGANDO A HORA


          Aí estão os primeiros BBBs divulgados através de fotos pela Globo. São oito e ainda fica faltando um casal que será escolhido numa casa de vidro que ficará num shopping de São Paulo com seis confinados, dos quais sairá um casal.
       
          Não vou fazer comentários porque nem vem ao caso. Ficam faltando os seis ex-participantes que voltarão ao programa, dentre os quais fala-se muito em Natália.

          Certo é que tá chegando a hora e diz o Boninho que este será o melhor BBB de todos. No entanto, escuto isso todos os anos e a queda foi vertiginosa. No entanto, passado tanto tempo, só pelo fato de ainda continuar por aqui, acho que isso ou é sinal de babaquice ou de que realmente acredito em histórias da Carouchinha. Mas vamos em frente, sejá do jeito que for. Estamos aí gente boa e vamos ver quem é que vai para o tronco. Meu abraço!